Me Livrando 02: O Cavaleiro dos Sete Reinos

Postado por - segunda-feira, janeiro 19, 2015









      Já estava na hora de um dos posts mais acessados do MeL receber uma repaginada e ser padronizado. Fiz isso hoje, dia 04 de março, e espero que vocês gostem!




Título: Histórias do Mundo de Gelo e Fogo - O Cavaleiro dos Sete Reinos 
Autor: George R.R. Martin
Editora/Tradução: LeYa/Marcia Blasques
Páginas: 416
Ano: 2014
Mais informações aqui.

Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Alguns anos depois, com a morte do cavaleiro, Dunk, já adulto, decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles - uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As crônicas de gelo e fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na Guerra dos Tronos.





        Tenho o seguinte pensamento sobre esse livro: ele foi produzido para os extremos. Tanto para aqueles que jamais tiveram contato com as obras de George R. R. Martin quanto para os fãs mais ferrenhos. Se você assiste à série, curte muito a história de Game of Thrones e só não lê As Crônicas de Gelo e Fogo por conta do imenso volume de cada uma das cinco obras da saga publicadas até agora... Esse livro é para você. É um ótimo jeito de ser introduzido ao universo de Martin. Então você decide se gostou o suficiente para encarar os cinco livros ou não. Para você que está começando agora talvez seja difícil acostumar-se com os detalhes e muitos personagens apresentados na história com seus nomes e sobrenomes estranhos, mas se pretende ler as demais obras de Martin precisa acostumar-se à essa sua característica.



        Já você que leu toda a saga de trás para a frente três vezes, encontrará um sem-fim de easter eggs por aqui. Nos livros d'As Crônicas, por exemplo, ouvimos falar de Sor Duncan, o Alto - e adivinha quem é o protagonista? Também temos Egg - ou Ovo -, cujo nome verdadeiro é Aegon Targaryen, consegue recordar das menções à ele? Com O Cavaleiro você retorna 100 anos no passado para uma Westeros onde os Targaryen ainda governavam. É interessante ver como as coisas funcionavam sob o seu domínio. Você também presencia, por exemplo, o nascimento da rixa entre os Fossoway da maçã verde e da vermelha. São pequenos trechos nos contos que ao ler você tem aquela sacada e logo se empolga (ah, então foi assim que aconteceu!). É um livro maravilhoso que reúne três contos  - O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso -, todos tendo como personagens principais Dunk (ou Sor Duncan) e Egg, seu escudeiro. O coração do livro é a relação entre os dois, que alterna entre amizade à ameaças constantes de tapões na orelha. O único ponto fraco da obra não é de responsabilidade de Martin, mas sim da tradutora, que muitas vezes grafou um único nome de duas formas diferentes. Após uma pequena confusão e leitura com atenção, você se situa e consegue ignorar um pouco esse erro chatinho, que inclusive é compensado pela narrativa de Martin. Sempre detalhista, está tão vívido na descrição de suas batalhas como sempre.

O Julgamento de Sete, conto O Cavaleiro Andante.

        E essa é a minha avaliação final:

        O Cavaleiro dos Sete Reinos é absolutamente recomendado para qualquer um que admire o trabalho de Martin. Aconselho você a adquirir logo o seu exemplar e não perder a oportunidade de encarar essa leitura.

        (Sim, mais uma vez layout novo, já que o anterior insistiu em dar erros...)





Você também pode gostar de:

4 comentários