Me Livrando 03: As Aventuras do Caça-Feitiço - O Aprendiz

Postado por - sexta-feira, janeiro 23, 2015




Título da Série: As Aventuras do Caça-Feitiço 
Título do Volume:  O Aprendiz (vol. 1)
Autor: Joseph Delaney
Editora/Tradução: Bertrand Brasil/Lia Wyler
Páginas: 224
Ano: 2008
Mais informações aqui.



Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror... e uma grande aventura!

        O primeiro contato que tive com As Aventuras do Caça-Feitiço, eu ri do nome. Achei bobo (esse foi mesmo erro que cometi com Vampiratas, fonte de futura resenha). Pensei que fosse inclusive um livro voltado para o público infantil. Então toquei no exemplar que estava diante de mim e, bem... Amor à primeiro contato físico existe? Porque aquela textura imitando couro me conquistou em um segundo. Mais tarde descobri que era uma "réplica" do caderno de couro que o protagonista, Tom, utiliza em suas aulas. 
      Neste primeiro volume de As Aventuras do Caça-Feitiço, conhecemos Thomas Ward, o Sr. Gregory, o Condado e todo o universo da saga em si. Tom é o sétimo filho de um sétimo filho; todos seus outros irmãos já conquistaram carreira, enquanto para ele não restou nada... A não ser proteger o Condado de terrores como bruxas, fantasmas e ogros, aprendendo o ofício de Caça-Feitiço. Se parece fantástico para você, fique logo sabendo que não é.
        A figura do Caça-Feitiço é temida, desprezada e odiada por todos. Um mal necessário para a população. Tom sabe que se conseguir concluir o aprendizado com o Sr. Gregory e adotar essa profissão para sua vida, será não apenas solitário, mas também viverá em um perigo extremo até seu último suspirar. Acontece que não lhe resta escolha e ele começa, então, a aprender o ofício. Seu primeiro dia como aprendiz é assustador e faz valer a recomendação na traseira do livro: "Não deve ser lido à noite".
        É interessante acompanhar Tom através dos livros. No primeiro é um garoto de 13 anos sendo obrigado a aprender um novo estilo de vida que não queria ter, sem imaginar o esforço físico e mental que lhe aguarda. Apesar da pouca idade, é maduro - no entanto, impulsivo. A recomendação do Caça-Feitiço em confiar sempre nos seus instintos parece não ser uma boa ideia, pois esse "confiar" acaba por colocar Tom nas mais catastróficas confusões. Claro que a impulsividade característica do Tom é que nos fez ter uma história para ler. Não fosse sua decisão equivocada no primeiro livro, não teríamos a trama e nem emoção. Que decisão é essa? Fazer uma promessa à Alice, uma bruxinha com sapato de bico fino, "espécie" que o Caça-Feitiço declara como sendo perigosa e devendo ser ignorada quando vista.




        E essa é a minha avaliação final:


          A leitura de O Aprendiz é fácil, sem complicações. Tem poucas páginas, você mal vai notar quando a leitura terminar e com certeza irá querer mais. O livro é divertido, desperta nossa curiosidade e tem essa capa maravilhosa que embeleza sua estante e faz valer o dinheiro gastado! Corra pra adquirir seu exemplar. Embarque nessa viagem pelo Condado!






Você também pode gostar de:

6 comentários