No Jutsu 04: Animes Obrigatórios - Naruto

Postado por - sexta-feira, abril 10, 2015


            Naruto. Para quem não assistiu ainda, vou convencê-lo a assistir o quanto antes. Vai ser bem difícil fazer um resumo com nenhum spoiler, mas irei tentar ao máximo. Não colocarei todas as informações do mundo de Naruto aqui, pois para isso existem wikis especializadas no assunto. E quem já assistiu e acompanha, pode comentar dando a sua opinião sobre batalhas épicas preferidas, e o que está achando até agora! Okaerinasai (Bem vindos de volta!) à minha coluna #NoJutsu!


Título Mangá: Naruto
Mangaka: Masashi Kishimoto
Anime: Naruto (ou chamado de Naruto Clássico) – 220 episódios / Naruto Shippuden – 407 episódios até o momento.
Status Mangá: Encerrado – Publicado pela revista Weekly Shonen Jump no Japão de 1999 a 2014. Distribuído e Licenciado pela Panini Comics Brasil.
Status do Anime: Aprox. 20 min. por episódio, semanal, em exibição.
Filmes e OVAS: Naruto Clássico – 3 filmes e 6 OVAS / Naruto Shippuden – 7 filmes e 4 OVAS (Até o presente momento).
Gêneros: Shounen, Ação, Aventura, Artes Marciais, Fantasia, Comédia, Drama (entenda aqui sobre os gêneros).
Onde encontrar o mangá: Distribuído e licenciado pela Panini (aqui).
Onde encontrar o anime: Naruto Clássico encontra-se online, tanto dublado quanto com áudio original e legendado por fansubs online, em sites como Animalog, Animeai e Superanimes. Foi transmitido alguns anos atrás pelo Cartoon Network e SBT.

Há pelo menos três formas de assistir Naruto Shippuden legalmente no Brasil. Os primeiros 53 episódios, incluindo dublagem em português, podem ser conferidos pela Netflix ou pelo Claro Vídeo, e atualmente está sendo transmitido pelo canal pago PlayTV. Todos os demais episódios do Shippuden se encontram no site Crunchyroll com áudio original em japonês e legendas em português.

Certa vez, apareceu um demônio raposa de nove caudas. O balanço de uma de suas poderosas caudas podia destruir montanhas e causa tsunamis. Para combater o demônio, as pessoas chamaram shinobis. Um bravo shinobi foi capaz de selar o demônio, mas perdeu a vida. Este shinobi ficou conhecido como Quarto Hokage.

Todos já ouviram falar de Naruto, claro. Particularmente, eu nutria um enorme preconceito com o título, e quando começou a passar aqui no Brasil, não quis assistir. Só fui assistir bem mais tarde, e ainda fugia dos episódios fillers, ou seja, aqueles episódios que não seguiam o roteiro do mangá e estão lá só para “encher linguiça” mesmo. Pulei todos. Por que o estúdio de animes faz episódios assim? Vários motivos: para não alcançar o enredo do mangá, para dar mais audiência, para dar tempo de produzir mais episódios, para dar uma descansada no tema principal – alguns são legais, outros, não fazem sentido nenhum. Quando eu comecei a assistir, desde o Clássico, estavam já no episódio 340 do Shippuden. Demorei em torno de um mês para acompanhar, assistia todo dia, vários episódios por dia. Quando cheguei ao último lançado, comecei a acompanhar o mangá. Viciei, é ótimo.

Primeira cena, primeiro episódio de Naruto Clássico - Naruto pichando a Vila de Konoha
O anime/mangá conta a história de Naruto Uzumaki, o garoto que tem selado em si a raposa de nove caudas, ou Kyuubi. Ele é hostilizado pelos moradores da vila onde mora, a Vila Oculta da Folha, ou Konohagakure/Konoha. As pessoas o evitam – e Naruto apronta de tudo para chamar a atenção, e posteriormente, mostrar o seu valor para o povo de Konoha. O sonho dele é se tornar um Hokage, o líder da vila e mais alto grau ninja (shinobi). Ao longo da história, vamos descobrindo mais sobre o passado de Naruto, o mundo shinobi em que vive, e as aventuras dos ninjas de Konoha. No começo pode parecer estranho tantas denominações em japonês, mas com o tempo vamos nos familiarizando com os termos. É comum que animes de mangás shounens longos, com mais de 500 capítulos, possam demorar para atrair o interesso público – pois os mangakas publicam capítulos e capítulos para desenvolver seus personagens e o enredo, e tudo o que presenciamos são os pormenores – os clichês de comédia, personagens caladões, intriguinhas, pouca ação. Ficamos sempre meio perdidos com o que estamos assistindo – tantos nomes novos para aprender, um mundo novo. Mas em Naruto, tudo acontece de forma natural, e não demora muito para que possamos amar o anime.

Kyuubi atacando Konoha. E os shinobis olhando, com o Hokage no meio. Façam alguma coisa!
            Como dito na descrição, Naruto tem duas fases principais – o anime Naruto, chamado pelos fãs de Naruto Clássico, em que os personagens são pré-adolescentes, e estão aprendendo sua força e conhecendo o mundo shinobi. No total, são 220 episódios. Eu costumo avaliar se um anime é bom já nos primeiros episódios. Naruto conseguiu a façanha de me viciar no sexto episódio, apesar de que o primeiro episódio instigou minha curiosidade.  O ponto alto do clássico é o Arco dos episódios que contam o Exame Chunin, em que os ninjas são postos à prova em avaliações para aumentar seu nível shinobi. É memorável no Clássico, e onde a história começa a acontecer de fato. Quem assistiu sabe, foi épico. Tudo começa a partir daí. Segredos são revelados, personagens novos aparecem, intrigas começam. Quem chega até mais ou menos o episódio 28 do Clássico não consegue mais parar.
Naruto Shippuden avança dois anos e meio na história, depois do final do Clássico, com os personagens adolescentes e bem mais fortes e desenvolvidos. O Shippuden tem menos comédia, mais drama e ação. Não tem o que falar do Shippuden, tem vários arcos muito bons – meus preferidos são o Arco dos episódios do Pain, e claro, a Guerra Shinobi. Tem personagens novos que são chatos de assistir, por exemplo, o Sai e o Suigetsu.
Até o momento, tem 407 episódios e ainda está em exibição, toda semana tem episódio novo. Já o mangá foi encerrado em novembro de 2014, com 700 capítulos lançados. O anime ainda não alcançou o final do mangá, fiquem tranquilos. Um último filme foi lançado, The Last: Naruto the Movie, produzido pelo autor Kishimoto, e é o único filme que faz parte do enredo principal do mangá, ou seja, foi produzido para completar um salto temporal entre os últimos capítulos do mangá. Ainda não estreou aqui no Brasil, a previsão é de que esteja nos cinemas seja em 28 de maio desse ano, distribuído pela PlayArte.

Naruto Clássico: exames Chuin - Gaara x Sasuke.

Naruto é um anime muito bem produzido, com boa trilha sonora e ótimas cenas de lutas, personagens bem desenvolvidos, drama pessoal e comédia. Cada personagem é único, e isso reflete no estilo de luta que adota, além de personalidades bem definidas. Conhecer um personagem novo em Naruto atiça muito a curiosidade – logo se quer saber como ele luta, com qual estilo, se o personagem é forte, qual seu ponto fraco. Como base de comparação das batalhas, para se ter uma ideia de como é a cinemática, usarei como comparação animes como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya). Em DBZ, vemos somente os braços e pernas de Goku se movimentando rapidamente, sentando a porrada, aquela saraivada de golpes, e o oponente desviando rápido. No Cavaleiros, os personagens mais conversam do que lutam, e quando o fazem, é golpe-conversa-golpe-conversa, solta um poder, conversa, drama, superação. Claro que adoro os dois estilos de cinemática de lutas citados, mas em Naruto temos uma variante dos dois - vemos como os personagens lutam em seu estilo próprio, cada golpe, às vezes em câmera lenta. Tem o clichê de parar para conversar entre golpes, ou parar a fim de pensar no que fazer, mas as batalhas são mais detalhadas, com trilhas sonoras que acompanham o ritmo. São tão bem encenadas, que há vários vídeos espalhados com “Naruto x Sasuke”, “Sakura x Ino”, “Rock Lee x Kimimaro”, “Kakashi x Obito”, entre muitas outras. Devo dizer que uma das minhas preferidas é Minato x Tobi. Naruto se saiu tão bem nas batalhas, que vários games de luta de Naruto foram lançados.

Cena em Shippuden: Tobi, usando uma corrente, encurrala Minato. Sai daí, Minato!

         A história em geral é contínua, e todos os personagens que aparecem são essenciais, tanto para o desenvolvimento pessoal em geral quanto para o final, pois no momento o mundo shinobi está em guerra, em Naruto Shippuden. O mundo de Naruto é constituído por países que operam como órgãos políticos separados, governados por senhores feudais. Dentro desses países estão as Vilas Ocultas (também chamada de Aldeias), que servem de moradia para os ninjas. Os líderes das vilas ocultas recebem o título de Kage (em Konoha, é chamado de Hokage). Os ninjas são treinados desde crianças na Escola da Vila, e aprendem desde técnicas de lutas corporais, quanto com o uso do chakra e técnicas ninjas de manipulação de armas. Jutsu quer dizer técnica, e são usadas para liberar o chakra com selos de mão, e assim utilizar em modo de batalha. Tudo isso é explicado ao longo dos episódios.
             Finalmente, quem quer assistir Naruto sem fillers, acompanhando a história do mangá, do Clássico e do Shippuden. Já me falaram mais de uma vez: “Fã que é fã assiste a tudo”, mas tem episódios que não descem, não dá. Não tem problema pular esses, quando voltar a ver os episódios normais, a história vai continuar na saga em que parou como se nada tivesse acontecido, como se aqueles fillers não existissem, não tivessem acontecido , tipo propaganda de tv – não altera em nada o andamento e o entendimento – porque, na real, não aconteceu no mangá. Quem quiser assistir, sinta-se livre – mas para você que, como eu, gosta de ir direto ao ponto, é bem útil saber quais episódios pular. Segue:

·  Episódios Fillers em Naruto Clássico: Episódios 101 (embora seja bacana, as tentativas do Time 7 de ver como é o rosto do Kakashi sem a máscara), 102 a 106. Episódios 136 ao 219. O Episódio final 220 é semi-filler, assista somente a partir dos 10 minutos em diante. Aí pode você começar a assistir desde o primeiro episódio do Shippuden.
·  Episódios Fillers em Naruto Shippuden: Episódios 57 a 70. Episódios 90 a 111. Episódios 144 a 151. Episódios 176 a 196 (os episódios 176 a 181 são semi-fillers aí vai de você se quer assistir ou não). Episódios 223 a 242. Episódios 284 a 295 (embora tenha gente que tenha gostado desses aí, o Arco Chikara). Episódios 303 a 320. Episódios 347 a 361. E de 394 a 406, é tudo filler. Os 407 a 411 também estão programados para serem fillers. Vários fãs reclamando já. Vão ler o mangá.
·  Para quem não aguenta fillers e quer saber o que vai acontecer, e assistiu o episódio 393 e daí parou, comece a ler o mangá Naruto a partir do capítulo 662. Obrigada, de nada.





Você também pode gostar de:

0 comentários