Folheando 10: O Demonologista - Basta ler para crer

Postado por - sexta-feira, junho 12, 2015


     Olá, ! Após algum tempo sem publicar nada, estou de volta hahaha. Peço desculpas pela demora, mas tive alguns problemas e acabei ficando sem tempo até para ler (quem dirá escrever pro MeL rs). Mas enfim, estou de volta e espero que consiga manter um ritmo de postagens legal. Dito isso, vamos a resenha :D



O Demonologista (The Demonologist no original), de Andrew Pyper, foi um dos lançamentos da DarkSide Books para 2015. Ele está à venda apenas em capa dura e tem 320 páginas. Foi traduzido pela Cláudia Guimarães. Compare os valores e saiba mais. Encontre-o: Skoob || Orelha de Livro || Goodreads.





           No livro, somos apresentados a David Ullman, um renomado professor da Universidade de Columbia. David é um especialista em mitologia e narrativa religiosa. Além disso, ele dedicou sua vida ao estudo da obra O Paraíso Perdido de John Milton. Um fato curioso sobre Ullman é que ele é ateu, ou seja, ele não acredita em nada daquilo que ele estuda.
           Certo dia, uma mulher, A Mulher Magra, aparece em seu escritório com uma proposta muito misteriosa. Ele teria de ir a Veneza, na Itália, para testemunhar um fato - sobrenatural provavelmente. Para realizar tal tarefa, ele receberia cerca de metade do seu salário anual; além disso, todos os custos seriam pagos pela organização onde a mulher trabalha e ele também poderia levar sua família.



           David está passando por diversos problemas pessoais: além da depressão (o autor não deixa isso claro, mas eu acho que entendi a metáfora), ele descobre que sua mulher o trai com um professor de física já faz algum tempo. Após uma grande discussão, eles decidem se divorciar, e, para tentar recuperar bons momentos que já teve com sua filha, Tess, ele aceita a proposta. Após chegar em Veneza, tudo vai bem, os dois estão muito felizes e nada parece estar errado. Porém, quando David vai para o endereço onde ele teria de testemunhar o evento, recebe uma câmera para filmar tudo e é nessa parte que o Inominável aparece pela primeira vez.
           Após sair do local, David está muito perturbado e sofre com alguns "delírios". Ao chegar no hotel, ele percebe que Tess não está no quarto. David vê que sua filha está no terraço e corre para lá, depois de chegar ele a vê em pé em um beiral. Ao tentar salvá-la, ele nota que ela está possuída por algo e, após dizer a palavra que resume o livro, "Encontre-me", Tess se joga do beiral e cai em um dos canais da cidade. David acredita que ainda pode salvar Tess se ir para o inferno e, a partir daí, ele volta para Nova Iorque a procura de pistas, pistas estas que ele teria de usar todo seu conhecimento sobre a obra de Milton para resolver. Esse ritmo segue por grande parte do livro, porém nas últimas quarenta/cinquenta páginas, acontecem muitas reviravoltas e revelações.




           Minha opinião sobre O Demonologista é: Apesar do livro ter uma pegada diferente da que eu imaginava, achei o enredo muito inteligente, existem diversas metáforas e mensagens que o autor deixa implícitas durante a obra. A narrativa é muito rápida e leve, apesar do tema ser meio perturbador. Por falar nisso, o livro é muito mais de suspense do que de terror propriamente dito (pelo menos na minha opinião). Outro ponto que merece ser citado é que apesar do nome poder influenciar você a acreditar que o protagonista seja uma espécie de Hellblazer e que irão ocorrer várias possessões durante o enredo, na verdade seguimos apenas um pai buscando achar um meio de salvar sua filha. Até que ocorrem possessões, mas são bem poucas. Então, se você procura um livro de terror em que demônios surgem a torto e a direito, acho que esse livro não vai suprir suas expectativas. Mas se você está a procura de um suspense sobrenatural e com um toque - bem grande, até - de drama e com um final simplesmente fantástico e aberto a interpretações, esse livro é pra você.
A guerra contra o paraíso nunca foi travada no inferno, nem na Terra. O campo de batalha está em todas as mentes humanas.


"O Perseguidor" está atrás de David para evitar que o vídeo capturado em Veneza seja revelado e que, com isso, haja uma prova de que demônios existem e estão entre nós;
— O demônio que comanda isso é Belial.
— O final é aberto a interpretações e existem duas vertentes que você pode seguir: a otimista e a pessimista.



Avaliação final:

           Curiosidades: O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014) e terá uma adaptação no cinema com o diretor Robert Lee Zemeckis, responsável por filmes famosos como a trilogia De Volta para o Futuro, A Morte Lhe Cai Bem, Forrest Gump, Náufrago e Contato. (Informações retiradas daqui).


Você também pode gostar de:

0 comentários