Entrevistando 03: Victor Milan - The Dinosaur Lords

Postado por - quarta-feira, julho 08, 2015


     Essa semana a editora parceira DarkSide Books divulgou a capa de The Dinosaur Lords com a seguinte mensagem: "Pra que dragões se você pode ter dinossauros? A Fantasia mais esperada do mestre VICTOR MILAN é muito DarkSide. <3". Na mesma hora a postagem começou a ser compartilhada na maioria dos grupos sobre livros de que participo. Muitos comentários animados e especulações sobre como seria, quando aconteceria o lançamento e etc. Nem mesmo no exterior o livro foi lançado e já está com a nossa editora favorita! Altas expectativas sobre a obra. Para sossegar, fui atrás da entrevista. Acalmar meu coração de leitora e poder fazer o mesmo com vocês.

     Aí ao lado temos o Victor Milán. Um cara muito divertido, que fez piadas no meio da entrevista e se mostrou extremamente feliz com a repercussão do livro ao redor do mundo. Quando contei a ele o número de curtidas, comentários e compartilhamentos na postagem da DarkSide, ele não acreditou! Sua resposta? "HOLY COW!" Foi provavelmente uma das entrevistas mais legais que eu já fiz. Obrigada pela oportunidade, Victor! Saiba mais sobre ele aqui.

   E se você acha que The Dinosaur Lords é o primeiro trabalho do autor, pense duas vezes. Ele já publicou mais de 100 obras! É dele The Cybernetic Samurai (que ganhou um Prêmio Prometeu em 1986) e as sequências Cybernetic Shogun e CLD: Collective Landing Detachment. Ele também participa da famosa antologia organizada por George RR Martin, Wild Cards, entre muitas outras por aí. Com certeza não estamos lidando com um amador. Com vocês: Victor Milán!

        Me Livrando: Olá, Victor. Como você está? Bem-vindo ao Me Livrando! Você está falando com uma provável futura fã que será lida por outros futuros fãs. Como você se sente sabendo que seu livro sequer foi publicado, mas já tem inúmeros fãs ao redor do mundo e especialmente no Brasil?
        Victor Milán: Eu estou bem, obrigado!
        Me sinto fantástico! A resposta brasileira é gratificante, já que desde o início eu pretendia atingir e entreter os leitores de toda a América Latina, assim como outros países de língua espanhola (eu mesmo sou latino, metade porto-riquenho). 
        Entre a grande antecipação que eu vi de brasileiros hoje - dentro e fora do país - e o que vi dos leitores de língua inglesa em todo o mundo, eu estou ficando esperançoso de que vou me tornar uma sensação da noite para o dia depois de meros 41 anos de escritor profissional de ficção, a maior parte deles em tempo integral.

        MeL: Você com certeza já se tornou uma sensação, especialmente depois que a DarkSide Books compartilhou as boas novas na página do Facebook. Agora me deixe fazer uma pergunta simples: além de The Dinosaur Lords, você possui outras obras?
        Victor: Algo acima de 100 ;) A maioria delas estão em nomes que não são meus. Entre os trabalhos mais conhecidos em meu nome estão The Cybernetic Samurai, vencedor do Prêmio Prometeu, e a série original de livros From the Depths. Eu também sou o fundador-contribuidor da antologia de mundos compartilhados Wild Cards, com vários contos e um livro, Turn of the Cards, sob  meu crédito. Para conhecer mais dos meus livros, por favor acesse: http://victormilan.com/Bibliography.

        MeL: Que incrível! Você possui mais de 100 livros e também participa de uma antologia com 22 volumes... Essa é a primeira vez que veremos o universo de The Dinosaur Lords ou você já o explorou anteriormente? Está certo de que será uma trilogia ou podemos esperar por uma saga com mais livros?
        Victor: Essa é a primeira aparição do universo, incluindo Paradise, o mundo de The Dinosaur Lords, em material impresso. Uma trilogia está vendida. THE DINOSAUR KNIGHTS, o segundo volume, será lançado no verão de 2016. Essa é a primeira parte do meu projeto que inclui seis livros, além disso também tenho outros livros e histórias na mente.

        MeL: Bem, George RR Martin tem uma grande legião de fãs no Brasil que também são escritores e sonham com a oportunidade de ter seus livros lidos por ele. Como você se sentiu recebendo um feedback de Martin? Aquela opinião dele que vemos na capa certamente convenceu e convencerá muitos fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a comprar o seu livro.
        Victor: Mais uma vez, a resposta que tive do Brasil me surpreendeu. Sei que é um país grande e populoso (que espero visitar um dia) e que tem uma imensa e vibrante comunidade de fãs. Mas o intenso entusiasmo pela publicação da DarkSide de The Dinosaur Lods era inesperada. E gratificante.
        Sobre a citação de Martin, isso foi *ótimo!*. Como você pode imaginar. Para entender detalhadamente o que aconteceu, e como eu me senti, por favor dê uma olhada nesse guest post no Tor, que me pediu para escrever sobre o assunto: http://www.tor.com/2015/04/22/what-does-george-r-r-martin-have-to-do-with-dinosaur-lords/

        MeL: Na verdade não consigo nem imaginar  a sua felicidade!
        E agora, finalmente: o que esperar de The Dinosaur Lords? Você já inovou pelo simples fato de colocar dinossauros na história. Devemos esperar mais inovações excitantes no livro?
        Victor: Um grande, barulhento e lindo mundo. Grandes batalhas. Lindos costumes. Altas paixões. Ameaças sobrenaturais assustadoras. Personagens extravagantes. Intrigas. Traição. Corações partidos e redenção. E, sempre, aqueles malditos dinossauros. Em todo lugar que você olhar.
        Quanto ao que estou querendo, adoro esta última linha na resenha da Publishers Weekly sobre The Dinosaur Lords: "Os leitores que pegarem o livro pela atenção que está recebendo irão se deliciar com uma narrativa hábil" (leia mais aqui).
        Isso significa que, pelo menos para eles, eu atingi o alvo.

        MeL: E você só consegue nos eixar mais curiosos... Obrigada pelo seu tempo! The Dinosaur Lords já é um sucesso pelo mundo mesmo antes de ser publicado. Eu espero que a DarkSide Books nos traga logo a nossa versão brasileira! Com certeza suas outras publicações passarão a ser mais conhecidas por aqui. Você merece!
        Victor: Obrigada, Marcelly! Foi muito divertido.

        Então encerramos a entrevista. Eu pedi ao Victor uma foto com #MeLivrando, que será uma marca registrada aqui no blog (teve início lá em fevereiro com a entrevista do Mark Lawrence), e ele disse que colocaria uma roupa que não fosse o seu robe do Batman (!) para tirar a foto. E falou e babou um pouco sobre seu personagem principal, o Tyrone, dizendo que ele é "uma peça dearte única". Falou também sobre a sua réplica em crochê "com qualidade de museu" de cabeça de Tricerátops, que vemos na foto lá em cima. Sugeri que falasse com a DarkSide para nos dar de brinde com os livros e ele riu e falou que é uma ótima ideia (viu, Dark?).
        Ele tem estado um pouco ocupado e ainda não pôde mandar a foto, mas assim que enviar postarei aqui. Mais uma vez gostaria de agradecer esse cara engraçado e muito legal que é o Victor Milán.

Sobre os leitores parceiros que me ajudaram: Marcela Renovato, Vagner Stefanello e Gabriel Guerreiro, muito obrigada! Aos colaboradores do blog, Rafa Moraes e Manuh Macedo, obrigada também. Vocês são demais!

O livro será lançado dia 28 de julho lá fora pelo Tor Books. Para quem não se incomoda em ler em inglês já pode fazer seu pedido na Amazon. Siga o autor no Twitter e não deixe de acompanhar as redes sociais da DarkSide Books para ficar por dentro do lançamento aqui no Brasil!
Segue abaixo a tradução livre da sinopse de The Dinosaur Lords, primeiro livro de uma trilogia já vendida mas que futuramente poderá ser uma saga de seis livros.




Um mundo feito pelos Oito Criadores onde eles pudessem brincar em seus joguinhos de paixão e poder, o Paraíso é um lugar cheio de brigas, diverso, e muitas vezes brutal. Homens e mulheres vivem no Paraíso assim como cães, gatos, furões, cabras e cavalos. Mas dinossauros predominam: animais selvagens, monstros, animais de carga - e da guerra. Herbívoros colossais como Braquiossauros; carnívoros aterrorizantes como o Alossauro e o mais temido de todos, Tiranossauro rex. Lagartos gigantes nadando em mares quentes. Aves (algumas com dentes) compartilham o céu com répteis voadores que variam em tamanho de insetívoros como morcegos até majestosos e mortais dragões.
Assim estamos mergulhados no esplêndido mundo estranho de Victor Milan e The Dinosaur Lords, um lugar que para todos os efeitos espelha o século 14 da Europa com as suas rivalidades dinásticas, guerras religiosas e política bizantina... E as armas de escolha são dinossauros. Onde temos vastos exércitos de cavaleiros montados em dinossauros envolvidos na batalha. E durante o curso de uma dessas batalhas épicas, o mercenário enigmático Dinosaur Lord Karyl Bogomirsky é derrotado por traição e deixado para morrer. Ele acorda nu, ferido, parcialmente amnésico - e caçado. E embarca em uma viagem que vai agitar o seu mundo.



Você também pode gostar de:

0 comentários