Especial [Professores] || Os melhores professores da ficção fantástica

Postado por - quinta-feira, outubro 15, 2015


      Hoje, 15/10, é o Dia dos Professores. Infelizmente não é tão comemorado e exaltado quanto o Dia das Crianças ou Dia dos Namorados – a grande maioria só está sabendo porque as escolas geralmente suspendem as aulas nessa data. Em meio a tantos vídeos de abusos de alunos contra professores, vendo nossos mestres suportar e se submeter a humilhações, não deveríamos apenas parabenizá-los. Eu nem possuo palavras para descrever, nem consigo imaginar o que seria suficiente para agradecê-los por não desistirem.
      Tenho um exemplar precioso aqui em casa. Minha linda e querida mãe. Sempre incrível, eu fico orgulhosa de imaginar quantas crianças ela já transformou em homens e mulheres de sucesso. Batalhadora, eis aí uma pessoa que sempre irá me inspirar. Meu amor por você, mãe, transcende a vida. Parabéns pelo seu dia! E, em nome de todos aqueles que cometem e cometeram abusos todos os dias – crianças mimadas e sem o mínimo de respeito –, eu lhe peço perdão. Na verdade, peço a todos os professores que um dia foram meus, aos que em breve serão, e também aos que jamais me darão aulas. Mais uma vez, parabéns.

        Agora vamos à postagem de hoje. Apesar de ter professores que levarei para a vida e no coração, eu também tenho meus xodós da ficção fantástica. Aqueles mestres tão incríveis que são quase bons demais para serem reais – e de fato não são, mas isso não me impede de criar minha listinha com a ajuda do namorado mais lindo, Helder Machado.


ELODIN


De onde: Trilogia A Crônica do Matador do Rei || Matéria: Nomeação
        Elodin é uma figura singular e brilhante. Gente, como eu sou fã desse cara! Com uma inteligência excepcional – e personalidade incomum –, foi aceito na Universidade aos 14 anos e se tornou arcanista aos 18. Proporciona os alívios cômicos da série muitas vezes e é bastante excêntrico, por isso recebe olhadelas de soslaio dos demais alunos e professores. Sua presença, no entanto, é suficiente para que as chacotas parem. Mesmo sendo considerado louco, ninguém nega que seja uma das poucas pessoas que realmente sabe sobre a Nomeação e está apto a ensiná-la aos selecionados alunos. Ele é aquele professor meio maluco de quem todo mundo tem medo, sabe? Além de tudo, as melhores teorias sobre a série envolvem esse cara. Adoraria poder mencioná-las aqui, mas tem aquela história de spoilers, né?

ALVO DUMBLEDORE

De onde: Série Harry Potter || Matéria: Transfiguração
        Embora a maioria das pessoas conheça Dumbledore como Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ele já foi professor de Transfiguração. Imaginem que professor ele deve ter sido! Uma presença austera e figura paternal, quando o vê pela primeira vez você logo pensa que ele é sério, jamais inclinado a brincadeirinhas. Mas quem leu/assistiu a série, sabe muito bem que Dumbledore possui aquele brilhozinho lunático no olhar e um sorriso bondoso de quem jamais perde a esperança nas pessoas – e no mundo.
        CURIOSIDADE: o primeiro ator que interpretou Dumbledore em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Richard Harris, aceitou o papel porque sua neta, Ella, disse que não falaria com ele nunca mais se recusasse. Infelizmente ele nos deixou em outubro de 2002 e embora Michael Gambon tenha assumido como um Dumbledore incrível, nunca vou esquecer o primeiro vovôzinho que me ganhou de cara logo na primeira cena. Descanse em paz, Richard.


MINERVA MCGONAGALL

De onde: Série Harry Potter || Matéria: Transfiguração

        Ok, essa aqui sabemos que é a professora de Transfiguração desde o início – e também vice-diretora de Hogwarts e diretora da Grifinória. Segundo o ponto de vista de Harry, Minerva é “alguém que não seria bom contrariar”. Uma professora severa, séria e indiscutivelmente justa, a Sra. McGonagall é respeitada inclusive pelos alunos da Sonserina. Ela não mede esforços para ensinar aos alunos e cumprir o seu dever, inclusive punindo quem quer que seja quando necessário. Apesar de parecer chata, todos sabemos o quanto ela é admirável, inspiradora e tem um bom coração. Sua devoção por Hogwarts é incrível e a faz lutar com garras e dentes para defender o que acredita.  Além disso, ela consegue conter o Pirraça! Definitivamente McGonagall é uma das melhores professoras da ficção.
        CURIOSIDADE: Em 2007, durante as filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Maggie Smith (atriz da Minerva) descobriu que estava com câncer de mama. Em entrevista dada em 2012, disse o seguinte: “Há vantagens no câncer, você sabe. Minha quimioterapia animou o departamento de maquiagem de Harry Potter porque a peruca fixava muito mais fácil sem um único fio de cabelo na minha cabeça.”


REMO LUPIN

De onde: Série Harry Potter || Matéria: DCAT (Defesa Contra a Arte das Trevas)

        Remo Lupin é aquele professor que mais parece o tio de todo mundo. Amável e bondoso até o último fio de cabelo, trava uma luta constante contra o seu outro eu: a forma de lobisomem que assume toda noite de lua cheia por ter sido mordido por Fenrir Greyback. Foi com Lupin que os alunos aprenderam sobre o bicho-papão e a usar o feitiço Riddikulus. Sem ele, Harry talvez demorasse muito mais a aprender como se defender dos dementadores. Lupin é também o tipo de professor que sempre quis durante meus anos de escola: ele prefere a prática à teoria.

RÚBEO HAGRID

De onde: Série Harry Potter || Matéria: Trato das Criaturas Mágicas

        Hagrid surgiu primeiro como o guardião das chaves das terras de Hogwarts. Pelo menos a mim cativou desde o início. Filho de um homem normal e uma giganta, ele foi expulso de Hogwarts no terceiro ano, mas Dumbledore deu um jeito para que continuasse por lá e não perdesse sua varinha. Com três metros e cinquenta centímetros de altura, é de se imaginar que seja um homem imponente a que todos temem... Só que não. Com um coração infinitamente maior que sua altura, ele muitas vezes é motivo de chacota por parte dos alunos da Sonserina – especialmente quando se torna professor. Possuindo métodos excêntricos de ensino – que inclusive podem arriscar a vida de seus alunos –, a gente conhece muito bem o Hagrid e sabe de suas verdadeiras intenções. É o professor que mesmo que saibamos que não tem a melhor aula, é impossível não amar. Lugar merecido na lista.

BARTÔ CROUCH JR. COMO ALASTOR MOODY

De onde: Série Harry Potter || Matéria: DCAT

        Sim, você leu certo! Eu realmente acho que o Bartô Jr., como professor e assumindo a aparência de Moody, foi incrível. Seus métodos de ensino nada convencionais não apenas traumatizaram alguns dos alunos, como realmente os ensinaram a se defender de modo eficaz – o que só havia acontecido com Lupin. Extremamente exigente, se ele fosse seu professor e você não gostasse de estudar, seria obrigado se quisesse passar. Sem moleza. Certo, ele estava trabalhando para Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, ajudou no seu retorno e na morte de Cedrico Diggory – mas vamos lá, gente! Como professor ele indiscutivelmente cumpriu sua missão (e como aliado das trevas também...).

BILL ARKWRIGHT

De onde: Série As Aventuras do Caça-Feitiço || Matéria: Combate

        Bêbado, resmungão, durão e com um passado traumático. Como não amá-lo? Como seu professor, Bill o forçaria a ir além de seus limites. Você o detestaria, desejaria largar tudo e ir embora, e também dar-lhe um soco na cara, mas no fundo você admitiria a si mesmo: esse cara é bom. Bill é o tipo de professor que o faz sofrer, mas que você sai da aula com a consciência de que aprendeu para a vida. Tom precisou de um professor duro e agressivo porque o Condado não é exatamente bondoso e confortável para um caça-feitiço, e apenas Bill pôde ensinar o que o Sr. Gregory já não era capaz.

JOHN GREGORY

De onde: Série As Aventuras do Caça-Feitiço || Matéria: Como enfrentar as trevas

        John Gregory é taciturno, misterioso e imponente. Segundo seu aprendiz Tom, tem uma aparência lupina esfomeada – o que é compreensível pela profissão que escolheu. Treinou dezenas de aprendizes, mas poucos foram durões o suficiente para manter-se com ele até o fim e completar o aprendizado. John é o professor que o assusta e faz você pensar que o que está aprendendo é difícil demais, sabe? Enquanto com Bill você desistiria por causa de sua personalidade, com John você desistiria por achar que é tudo quase impossível e que você não aguentaria. É uma hipótese que passa pela cabeça do próprio Tom diversas vezes, aliás.

HAYMITCH

De onde: Trilogia Jogos Vorazes || Matéria: Sobrevivência

        Não há melhor professor do que o Haymitch. Sério. Se sua intenção é sobreviver na arena do Jogos Vorazes – ou na escola, que não é um cenário tão diferente assim –, conte com esse cara. Ele deu o melhor conselho que já vi na vida à Katniss e Peeta: “Fiquem vivos”. Pode até parecer meio óbvio, mas não há lição mais racional do que essa. Além disso, ele também é ótimo em atuar. Apesar de Peeta ter um dom natural, sem Haymitch para auxiliá-lo de vez em quando talvez ele não conseguisse ser tão amado por toda Panem. Quanto a Katniss, curiosamente as pessoas gostam mais dela quando segue as dicas do mentor. Em resumo, Haymitch é o professor bêbado que tem aquele olhar de quem já viu todas as desgraças do mundo e empurra a vida com a barriga, sem se importar se irá morrer no próximo segundo. E não há meio-termo: ou você o ama, ou deseja que arda no Inferno.

QUÍRON

De onde: Série Percy Jackson e os Olimpianos || Matéria: Preparo físico e mental

        Ok, essa matéria citada provavelmente não existe, mas não achei nada melhor para definir o que Quíron faz na série. É um professor fantástico – e não apenas por ser centauro. Treinador de diversas figuras heroicas gregas, é escalado como diretor de atividades do Acampamento Meio-Sangue e a gente vê que ele ama o que faz (ao contrário de certo Sr. D.). Reverenciado por todos, é extremamente sábio e bondoso. Para Annabeth, Grover e Percy, torna-se uma figura paterna e possui uma qualidade que também admiro em Dumbledore: a capacidade de acreditar no melhor das pessoas.

SYRIO FOREL

De onde: Série As Crônicas de Gelo e Fogo || Matéria: Esgrima

        Mestre esgrimista e antiga Primeira Espada de Bravos, Syrio teve uma não tão longa aparição na série e nos livros – e conseguiu conquistar a ambos os públicos nesse meio tempo. Possui métodos que me fazem recordar bastante o Mr. Myiagi (que eu citaria aqui, não fosse o fato de estar falando de professores da ficção fantástica) especialmente quando ensina à Arya a dança da água. Infelizmente não há certeza se ele está vivo ou morto, embora teorias sobre quem ele seja na verdade existam a torto e direito por toda a internet. Um professor nada convencional que ama o que faz e ensina com paixão. Suas lições foram tão importantes que refletem em Arya mesmo anos mais tarde, quando ela já não é a mesma. Syrio Forel mereceu a citação aqui.

YODA

De onde: Série Star Wars || Matéria: Caminho Jedi

        Um dos mestres de Obi-Wan Kenobi e mais tarde de Luke Skywallker, Yoda é um professorzinho de 75 centímetros que dá vontade de guardar num potinho. Acumulando nove mil anos de sabedoria, chefiou o Conselho Jedi por anos. Apesar de num primeiro momento não ter colocado fé em Luke, depois mostrou-se aquele que mais acreditava no potencial do garoto e o guiou à luz. Yoda é um professor que quando vê que você se dedica, faz de tudo para ajudá-lo a alcançar seu potencial máximo. É bondoso e afetuoso, mas quando está focado em fazê-lo aprender, talvez você não o ame tanto assim – Luke que o diga!

MESTRE KAME (MUTEN ROSHI no original)

De onde: Anime Dragon Ball (todas as versões e sagas) || Matéria: Artes Marciais e Conhecimentos Gerais || Por Helder Machado

        Uma menção honrosa a um grande mestre dos animes. Mestre Kame não só foi instrutor de artes marciais de Goku, Kuririn e do restante dos guerreiros Z, como também ensinou qualidades como honra, respeito e valor aos seus alunos, além de ter dado aulas de matemática (que o Goku, especialmente, precisava e muito haha). Mestre Kame é apresentado na história logo num dos primeiros episódios da saga (no início da história ele já tem mais de 300 anos), encontrando Goku (com 12 anos) e Bulma (com 16) já mostrando sua personalidade marcante... a de "velho tarado". Apesar de ser em vários momentos um alívio cômico da história, Mestre Kame foi crucial em várias batalhas ao longo do anime e sem ele a Terra jamais seria salva por Goku e seus amigos diversas vezes.


            

       E assim chegamos ao fim do nosso post. Há vários professores que eu gostaria de ter mencionado, como o Mestre dos Magos, o Tio Chan e tantos outros - mas não o fiz porque tornaria o post infinito. Mas enfim, essa foi a minha lista. E pra você, quais são os melhores professores da ficção fantástica?
       Pra mim, a melhor professora de todas as realidades possíveis sempre será a minha, aliás. <3







     

Você também pode gostar de:

0 comentários