Que Livro É Esse? #1

Postado por - terça-feira, fevereiro 16, 2016


Que Livro É Esse?” é a nova coluna do blog. Tive a ideia há algum tempo, em uma edição totalmente dedicada à fantasia épica da Maratona Literária Me Livrando. Para postar os desafios que são comuns no evento, usei algumas imagens de artistas conhecidos – como Marc Simonetti e Magali Villeneuve. O resultado final foi: as artes chamaram muita atenção dos leitores, que a todo momento perguntavam de onde elas eram. Minha curiosidade acabou sendo atiçada também e foi assim que nasceu a coluna. Tenho milhares de imagens de artes do gênero salvas no computador que não tenho ideia de onde sejam: já passa da hora de descobrir.


Enfim... Como admiro muito os dois artistas que citei, é provável que vocês acabem vendo muitas de suas artes. O que não impede, no entanto, de aparecerem aqui alguns desconhecidos e até mesmo brasileiros. Desde que seja uma imagem incrível e instigante, feita para alguma obra de fantasia, está valendo. Vocês podem enviar sugestões de artes para melivrando@live.com com o assunto “Que livro é esse?”. Se não souberem o artista, eu procuro. Hahahaha





A arte do post de hoje que você verá em detalhes abaixo é de autoria de Marc Simonetti. Foi feita para o livro The Gilded Rune da autora Lisa Smedman. Pelo que pude entender faz parte da série Forgotten Realms, baseada no cénario do RPG Dungeons and Dragons, mais precisamente numa terra antiga chamada Faerûn. The Gilded Rune não faz parte da série em si, sendo mais como um spinoff. Foi publicado em 2012 pela editora Wizards of the Coast e não tem tradução aqui no Brasil. Como quase sempre.
Se você acessar a página dedicada ao livro na rede social Goodreads, verá que a nota média dele está em 3.69. Quem conhece o site sabe que é uma média razoável e boa se levarmos em conta o público exigente que costuma avaliar. Smedman, a autora, tem uma nota média de 3.94 no site, e publicou cerca de 30 livros, incluindo outros da série Forgotten Realms. De modo geral, a obra me parece promissora.
The Gilded Rune seria traduzido aqui no Brasil mais ou menos como A Runa Dourada. Traduzi a sinopse abaixo também, mas observe que de modo totalmente amador.
Uma praga devastou a população de anões dourados de Great Rift. Inicia-se lentamente, mas a progressão é devastadora. Um anão tem olhos que se tornam duros e vítreos como mármore; um segundo anão tem a pele que descama em placas afiadas e endurecidas; o esqueleto de um terceiro é petrificado e fundido no lugar; um quarto definha com o sangue que se tornou escuro e barrento.
Magia clerical não ajuda. Nem remédios à base de plantas, nem os feitiços destinados a quebrar maldições. E em todos os casos, a morte é sempre a mesma - o coração escurece, endurece, e, eventualmente, para de bater, matando cada vítima com um ataque cardíaco e transformar os corpos em pedra.
Chama-se Stoneplague. É assustadora. E está se espalhando.

Como eu disse, promissor. Não bastasse a arte para me deixar curiosa, a sinopse também deixou. Certamente não encontraremos à venda nas livrarias brasileiras e nem vale a pena esperar uma tradução, mas você o encontra na Amazon aqui. No site o livro está com uma média de 4.3/5. Tem 384 páginas e o e-book custa R$ 29,63 (eita, dólar!), enquanto a versão física sai por R$ 31,19.
Procurei por outras artes dessa obra específica, mas não encontrei. Acredito que esta seja suficiente para nos deixar curiosos, entretanto. Eu preciso entender o motivo de o dragão estar ali e qual a utilidade dele. E onde esses aparentemente rei e rainha estão. Enfim, eu preciso ler essa obra.


Arte retirada daqui.

"A única coisa que me impede de ter avaliado em 5 estrelas é o ritmo desequilibrado do livro: os primeiros dois terços do romance arrastam-se com Torrin investigando a causa da peste, mas a busca final para pará-la parece muito apressada. Fora essa pequena falha, este foi facilmente um dos meus romances favoritos de Dungeon and Dragons em muito, muito tempo, com uma conclusão muito forte." Avaliação do usuário Mphecker no Goodreads. 4/5.

"Um personagem curioso, um ser humano que acredita que tem uma alma de anão, e uma história envolvente que poderia mudar os anões de Faerûn para sempre. Leitura divertida do início ao fim." Avaliação do usuário Jeffery Mace no Goodreads. 4/5.





     

Você também pode gostar de:

0 comentários