#EspalheFantasia || 5 séries de fantasia publicadas no Brasil

Postado por - domingo, junho 12, 2016

Esse post deveria ter ido ao ar ontem, mas imprevistos para quem está em época de provas vivem acontecendo, né? Eu e o Vagner, amigo do Desbravando Livros, convocamos uma galera, blogueira ou não, para a campanha #EspalheFantasia. É um sistema de blogagem coletiva em que todos – e olha, é muita gente! – farão posts periódicos sobre assuntos de interesse dos fãs de fantasia. O primeiro tema escolhido foi 5 séries de fantasia publicadas no Brasil.
A ordem dos livros não significa nada e algumas sagas mencionadas estão longe de ser as melhores do mundo, mas me marcaram de alguma forma. Ademais, estarei citando alguns livros que não sejam tão conhecidos ainda.

 

As Crônicas dos Spiderwick

A adaptação, curiosamente, é uma das que mais gosto, ainda que não seja tão fiel.
Foi um dos contatos mais marcantes que tive com o gênero. Aqui no Brasil foram publicados os 5 volumes e li todos. Conta a história dos gêmeos Simon Grace, Jared Grace e da irmã mais velha Mallory Grace, que se mudaram para a propriedade da tia Lucinda Spiderwick na Nova Inglaterra. Lucinda está internada na ala psiquiátrica por episódios de psicose e delírio, mas os três descobrem que ela está longe de ser louca – na verdade vê o mundo como ele de fato é! Arthur Spiderwick, seu marido, foi dado como morto após desaparecer. Aliados a Tibério e ao Guia de Campo, por trás de olhos humanos que nada enxergam sem a Pedra da Visão, ali no quintal dos Spiderwick, Mallory, Simon e Jared viverão a maior aventura de suas vidas no combate contra Mulgarath. 
A narração não deixa nada a desejar e as ilustrações colaboram para que você dificilmente largue o livro. Com certeza é uma sugestão de leitura para crianças! Só não diga a elas que existe o filme, caso contrário ouvirá o mesmo que minha prima me falou: "Ah, mas é só assistir que é a mesma coisa!". Sempre que alguém diz isso uma criatura fantástica morre.

Encontre no Skoob || Publicados no Brasil pela Editora Rocco || Série completa.


Vampiratas

Arte por Yuushin7.
Pouca gente conhece, e menos ainda se dispõe a conhecer ao ler o título da saga. Um erro que quase cometi, admito! Mas resolvi dar uma chance e se tornou uma grata surpresa literária de fantasia. Vampiratas foi publicada pela Galera Record aqui no Brasil em seus 5 volumes e por enquanto li até o terceiro. Conta a história, basicamente, sobre gêmeos que se tornam órfãos após a morte do pai, o faroleiro mais amado da Baía Quarto Crescente. Entre ser adotados pela pomposa esposa do prefeito ou ir parar no Orfanato, Connor e Grace preferem roubar o barco de seu pai e buscar aventuras em alto-mar. Um acaba parando no navio do capitão Molucco Wrathe, enquanto outro se vê em uma embarcação cercada de mistérios e aparentemente saída de lendas antigas. Foi com esses livros que comecei a me apaixonar por piratas, entendi alguns conceitos básicos de esgrima e navegação e de modo geral aprendi a jamais julgar um livro pelo título.

Encontre no Skoob || Publicado pelo selo Galera Record || Série completa || Créditos da imagem: blog Little Diamonds.


Gone



Apesar de ser classificado como infanto-juvenil com certeza não é uma leitura que eu recomendaria a crianças. Gone conta a história de crianças e adolescentes de Praia Perdida que de repente se veem sozinhos, pois todos aqueles com mais de 15 anos desaparecem instantaneamente. A história foca em Sam Temple e seus amigos no primeiro livro, e mostra o caos que se estabelece em uma sociedade sem regras e sem responsabilidades, além de um constante abuso de poder daqueles que são mais fortes. Como se não fosse suficiente, algumas crianças parecem estar desenvolvendo estranhos poderes que não sabem controlar. Lembro que ler os livros – até agora li 3 de 6 – foi um pouco chocante para mim porque eu nunca tinha visto cenas de morte tão explícitas em uma obra voltada para crianças e adolescentes. Bebês recém-nascidos morrem, crianças morrem, crianças brigam e matam umas às outras... É um pouco perturbador. O segundo livro, Fome, tem o título mais literal possível: é o que eles estão sentindo. Não dispensam nem um tipo de comida... Nem carne humana. 

 
Encontre no Skoob || Publicados no Brasil pelo selo Galera Record || Série incompleta (5/6).


As Crônicas de Nárnia

Aqui falo um pouquinho da obra de C.S. Lewis, que apesar de ser conhecida, muita gente parece não saber que são 5 livros no total, que não focam somente nos Pevensie, e que Nárnia não se limita àqueles volumes que foram adaptados. Meu livro favorito, na verdade, passa longe de adaptação da Disney, e é O Cavalo e Seu Menino. Ele se desenrola durante o reinado de Pedro, Edmundo, Lúcia e Susana. Shasta vive tranquilamente até estar na iminência de se tornar escravo de um estrangeiro. Apavorado e pensando em fugir, descobre que o cavalo (Bri) de seu suposto futuro senhor é falante e quer empreender uma fuga tanto quanto ele - é o que os dois fazem. No caminho encontram Aravis, que também monta em uma égua falante chamada Huin. A jornada acaba sendo desviada pela descoberta de uma conspiração contra os reis e rainhas de Nárnia. O final, apesar de previsível, é um dos mais felizes de todos os livros.

Encontre no Skoob || Publicado pela Editora WMF Martins Fontes || Série completa.

A Tapeçaria

Uma das várias criaturas que perseguem Max McDaniels, o protagonista.
Aqui nasceu minha paixão pela mitologia celta. Essa com certeza é uma obra que eu recomendaria de olhos fechados para qualquer fã de Harry Potter. Temos uma escola de magia, temos um protagonista que se destaca com habilidades especiais, temos os aliados e inseparáveis amigos, temos uma trama que o envolve, temos uma diretora amável, um gigante amigável e uma criaturinha fascinante que lhe pertence. Apesar das semelhanças com os livros de J.K. Rowling, Henry H. Neff conseguiu abraçar esses elementos norteadores e criar algo só seu. Eu li apenas três volumes, porque acredito que o penúltimo ainda não foi lançado, mas já se tornou uma das obras que mais gosto.
Encontre no Skoob || Publicados no Brasil pela Editora Prumo || Série incompleta (3/5).


Menções especiais 

Bem, esses são livros decididamente mais conhecidos e que eu acabei não citando por isso: As Crônicas de Gelo e Fogo, que dispensa comentários; O Ciclo das Trevas, que se tornou  minha segunda saga favorita de todos os tempos; Percy Jackson e os Olimpianos, série que me fez pegar gosto pela leitura; As Crônicas dos Kane, também de Rick Riordan e em minha opinião a melhor saga que já escreveu; A Mão Esquerda de Deus, meu primeiro contato com personagens cinzas e a crueldade humana dentro da ficção; As Fronteiras do Universo, que me encantou durante o ensino médio; Harry Potter, até hoje um amor de infância; Hobbit, com a narração lúdica e maravilhosa de Tolkien e, finalmente, aquele que é meu amor supremo: A Crônica do Matador do Rei.
Cada um dos livros mencionados nesse post são aqueles que, em minha opinião, todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Certo, talvez alguém com seus vinte e cinco anos acabe por não gostar muito de Spiderwick, mas foram livros que li quando tinha 14 anos e pretendo reler em breve porque já sei o quanto são fascinantes em termos de imersão num mundo com a mais pura fantasia.

Outros blogs que estão participando




Você também pode gostar de:

0 comentários