Resenha || Louco: Fuga

Postado por - domingo, janeiro 29, 2017


  Título da Coleção: Graphic MSP
  Título do Livro: Louco - Fuga
  Autor: Rogério Coelho
  Editora: Panini
  Páginas: 84
  Ano de Publicação: 2015
  Onde Comprar: Amazon || Submarino || Saraiva || Cultura || Compre aqui e ajude o MeL
  
Sinopse O seu nome é Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mas pode chamá-lo de Louco. Ele corre dos guardiões do silêncio, enquanto viaja pelas histórias para libertar um pássaro. Ou não? Em "Fuga", o personagem mais maluco de Mauricio de Sousa ganha uma releitura pelas mãos de Rogério Coelho.

Essa é a segunda resenha que faço da Graphic MSP, série que se propôs recontar as histórias dos mais diversos personagens da Turma da Mônica. Para ler a primeira resenha (Bidu: Caminhos) e para saber mais sobre a MSP é só clicar nesse link.
Pode parecer esquisito, mas um dos meus personagens preferidos da Turma da Mônica sempre foi o Louco. Ficava me perguntando de onde ele saía e para aonde iria, queria saber a história dele. Além de dar risadas toda vez que ele plantava cebolinha.


A obra conta a história do Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mais conhecido como Louco, e alterna entre a infância e a vida adulta do protagonista. Quando criança, o Louco viu seres terríveis conhecidos como guardiões do silêncio prenderem um lindo pássaro dentro de uma gaiola. Desde então a missão de sua vida passou a ser libertar o belo animal, mas com isso ele se tornou um alvo dos guardiões do silêncio e precisa correr e fugir constantemente.
A história não é linear, é cheia de metáforas e com situações inexplicáveis, ou seja, a cara do protagonista. Ao longo da leitura fica a dúvida se é um delírio do Louco ou se é real. Podemos entender os guardiões do silêncio e a fuga como alegorias de nossa vida, se bem que também podem ser delírios de uma mente perturbada ou até mesmo algo real que ele esteja designado a enfrentar, algo que ninguém mais conseguiria.


A arte é linda e com um acabamento perfeito, optem pela versão de capa dura que vale a pena. Louco: Fuga, surge como uma verdadeira obra de arte para crianças e também para adultos. Um detalhe que me chamou a atenção é o olhar do Louco, mesmo quando sorri, seus olhos expressam uma tristeza. A história não é narrada apenas por palavras e a cada releitura é possível achar um elemento novo na trama.
E vocês queridos leitores, já leram algum quadrinho da série MSP? O que acham do Louco? E da Turma da Mônica, quais são seus personagens favoritos?



 Este post foi escrito por Alex Almeida da Silva.


Você também pode gostar de:

0 comentários